Acordar antes das 7h da manhã
Felizmente, só tenho de acordar obrigatoriamente antes das 7h da manhã uma vez por semana e, de quando em vez, quando me pedem alguma substituição em alguma aula às 7h15. No resto dos dias da semana, incluindo Sábado e Domingo, o meu despertador está para as 9h30 que é precisamente o tempo suficiente para conseguir chegar a horas seja às aulas que dou, seja ao outro emprego que tenho. Mas nem sempre necessito dele para acordar porque o meu próprio relógio biológico já sabe quanto tempo necessito de dormir para restabelecer as energias e recuperar o fôlego para mais um dia de trabalho. Umas vezes fico, na cama, na preguiça saudável, outras vezes levanto-me logo, como que num salto de trampolim, e acordo para a vida num gesto de gratidão por ainda estar viva.
Quando olho para o meu horário diário e semanal, agradeço muito por não ter de me deslocar num autocarro durante duas horas, ou de apanhar dois ou três transportes, ou de ficar dentro do carro em filas intermináveis de pessoas cansadas da vida que levam para pagar as contas que nem sabem muito bem porque é que as têm...
O meu despertador às 3ªs é diferente do resto dos dias para que perceba que é O dia fora da agradável rotina que criei para mim: não me diz nada, não me suscita qualquer tipo de sentimento e apenas me dá o comando despacha-te que daqui a 35 minutos tens pessoas à tua espera para iniciarem o dia com mais uma prática de Yoga. Meio azamboada, faço o que tenho de fazer para ficar pronta e, por vezes, consigo beber um café com alguma bebida vegetal se a tiver feita (não foi o caso de hoje… neste preciso momento, tenho o leite de amêndoa de caju a ser preparado). No resto dos dias da semana, o toque que dá sinal que são 9h30 e é hora de me preparar para sair de casa, já é especial: é o Gayatri mantra vocalizado pelo extraordinário Manju Jois, e, na maior parte dos dias, deixo que toque mais do que uma vez para que o possa assimilar e permitir que influencie o resto dos minutos desse dia. Uma cerimónia que me faz sentido e marca positivamente a minha vida.
E, no entretanto, já está quase na hora de o ouvir pois, apesar de ser 3ª feira - O dia em que o despertador toca antes das 7h da manhã, continuo a ter o mesmo ritual das 9h30 e está quase na hora…
OM pranamasya parabrahma rsih paramatma devata devi gayatri chandah pranamayame viniyogah
Om bhuh OM bhuvah OM suvah OM mahah OM janaha OM tapah OM satyam
OM tathsaviturvarenyam bhargo devasya dhimahi dhiyo nah prachodayat
OM apo jiyothi raso’mritam brahama bhurbhuvah suvarom
OM Shanthih Shantih Shantihi
(não esquecer que nem sempre a
transliteração tem a mesma grafia)
Comentários
Enviar um comentário