Sábado vai ser dia de...

Falar de alimentação. Sim, aos sábados proponho-me a escrever sobre alimentação vegetariana quer seja estrita, ovo-lacto, lacto, ovo, isto porque já conto com quase 24 de anos de vegetarianismo e passei por todas essas variações. E hoje, por estarmos em Dezembro, vou partilhar uma receita natalícia (e foi a pedido de algumas pessoas and your wish is my comand ahahah)

Quando chega o Natal, a primeira receita que me vem à cabeça é a Roupa Velha: nunca percebi muito bem o nome mas sempre lhe achei graça! Talvez porque é uma forma de não desperdiçar comida e de, apesar de se comer as sobras do dia anterior, se lhe dar um novo toque, uma outra vestimenta e saborear sem aquela sensação de: Ai outra vez isso... Dizem que, na origem, era um prato das famílias pobres do Minho e que era a entrada do almoço do dia de Natal mas rapidamente se alastrou para o resto do país. E, para mim, faz todo o sentido: eu abomino a quantidade de comida que se deita fora com tanta gente a passar fome e não é de hoje este meu sentimento... Se eu tenho a sorte de ter comida no prato quando há tanta gente que não tem, é uma ofensa ao Divino deitar a comida fora só porque não me apetecer comer o mesmo de ontem.

Assim, aqui vai a minha adaptação desta receita só que lhe vou dar o nome de Roupa Nova para não ferir suscetibilidades, já que há algumas pessoas que se sentem ofendidas quando utilizamos o nome de algo de origem animal e o convertemos num prato vegetariano. Como por exemplo, leite de soja, queijo de cajú, iogurte de soja, rancho vegetariano, etc, etc, etc. Poi isso é que me esforço para dizer bebida de soja só que, por norma, fica tudo a olhar para mim com cara de ponto de interrogação... ahahah

Espero que vos agrade a receita e que experimentem!


Roupa Nova

Ingredientes:

Batata cozida

Couve-portuguesa cozida

Azeite

Alho

Louro

Sal

Curcuma

Azeitonas

Tofu

Alho Francês


Modo de Preparação:

Cortar as batatas em meia lua. Cortar a couve-portuguesa aos bocados.

Lavar o alho francês e cortar às rodelas. Passar o tofu por água para tirar a goma e depois apertar para esfarelar. Dividir duas porções de tofu e numa delas colocar curcuma para dar a cor amarelada a simular a cor da gema do ovo. Colocar estes dois ingredientes numa frigideira com azeite, alho e louro para refogar e alourar. Temperar a seu gosto com sal.

Numa travessa colocar o alho francês e o tofu; juntar as batatas cozidas e a couve-portuguesa e envolver os vários ingredientes até criar um sinergia entre eles. Levar ao forno para aquecer e servir com algumas azeitonas a enfeitar.

Bom apetite!




Comentários

Mensagens populares