Uma semana de atraso

Uma semana de atraso… Março parece estar a ser o mês em que estou indisponível para cumprir as imposições que me coloquei em favor das outras pessoas… Não é por mal, é só mesmo porque assim o senti… No primeiro atraso por questão de saúde, neste segundo atraso por cansaço: quando se tem dois trabalhos e, por vezes três, nem sempre temos força para continuar algumas rotinas mesmo que tenhamos sido nós a estabelecê-las. E esse cansaço… será mesmo do excesso de trabalho?! Ou será da ferritina em baixo aliada ao ácido fólico em falta? Mais a vitamina C não assimilada por causa do café e o café que é necessário para arrebitar às 6h40 de uma 3ª feira em que dou aula às 7h15… Ou será todo um conjunto de situações que culminam na tão inteligência do corpo que pede para fazer uma pausa e recarregar energias?!

Mas atrasos à parte, como sabem é suposto, às 3ªs feiras, desabafar e talvez, também por isso, tenha adiado uma semana o desabafo: já que na semana passada o assunto teria sido o Dia Internacional da Mulher e não me apeteceu falar sobre isso…

Como mencionei no primeiro parágrafo, estou com algumas carências em alguns elementos essenciais para o bom funcionamento do organismo e, claro, um clássico, quando menciono este facto a alguém vem logo a célebre afirmação: devias comer carne! Á qual respondo: diz-me quantas pessoas conheces tu consumidoras de carne, peixe e afins que não tenho anemia, deficiência de algum mineral ou vitamina ou que não tenho qualquer tipo de carência de nutrientes essenciais? A pessoa olha para mim e logo refuta com um: não é porque existem várias pessoas omnívoras com certas carências que isso invalida que tu (vegan) precises de comer carne porque isso é o normal – comer carne! A seguir, talvez eu lhe pergunte: há quanto tempo não fazes análises? E a resposta será: bem, já não me recordo… E a conversa continua ou não…

O que eu acho mesmo interessante é que se for alguém com deficiência, por exemplo, de ferro que consuma carne, peixe e afins, é apelidado de coitadinha/o tem anemia. Meu Deus o que vai fazer da vida, precisa de ajuda… Se for alguém cuja alimentação não se enquadre na mais comum vem logo um jorro de culpa pela sua escolha, por ter a mania de ser diferente do que a maioria mais toda uma série de soluções de senso comum sem se quer haver conhecimento sobre as causas e consequências dessas deficiências no corpo de uma pessoa.

Por isso, é que eu já nem falo muito sobre estes assuntos porque, por variadíssimas vezes, as pessoas que fizeram este tipo de comentários tinham os níveis dessas vitaminas, minerais e nutrientes muito abaixo dos meus mas consumiam os alimentos que diziam ser os ideais.

Moral da história: fui comprar o ferro que tinha estado esgotado, acrescentei um comprimido de ácido fólico que tomo ao almoço; e uma vitamina C que junto ao ferro ao jantar porque não tomo café a essa hora e a absorção da vitamina C não fica comprometida e, em princípio, isso facilita a fixação do ferro. E já me sinto forte!!! Cansada ainda, mas forte!!!

Comentários

Mensagens populares