O Ritual dos Cinco Dias
A cinco dias de o ano terminar e mais um ritual que me segue e me guia por entre os trilhos de nevoeiro que surgem a cada dia. As nuvens que por vezes são espessas, outras vezes mais soltas deixando-se penetrar pelos raios de sol que me encaminham. Noutras vezes, são os raios prateados numa noite cerrada que se vislumbram por entre as manchas brancas no céu da minha mente e, noutras vezes, pirilampos que querem sobreviver na luz desenfreada da ignorância. E, no meio de tanta desordem, procuro encontrar a estrada que quero seguir, aquela que me faz algum sentido, mesmo que afinal seja outro o sentido para o qual a vida me queira orientar…
Encontro no final do ano um momento para parar e analisar os últimos doze meses, para tentar perceber o que se passou, o que aprendi, o que posso fazer diferente, o que ainda me faz sentido, por onde desejo seguir para atingir um qualquer objetivo que me pareça ser o meu, para ser melhor Pessoa e Crescer em Yoga. O objetivo nem sempre é o mais importante, a intenção com que o delineio e os primeiros passos que vislumbro poder dar para lá chegar são o que me vai guiar para ser quem quero ser e alcançar um novo patamar. E, como tenho a sorte de fazer anos três meses depois, tudo o que não consigo descartar, entre 26 e 31 de Dezembro, fica em banho-maria e o que tiver de se evaporar, desaparece e o que tiver de se transformar, surge com outra cor e forma.
Pergunto-me:
Onde estou?
Quem sou eu hoje?
Quais são os valores que me guiaram até aqui? Quais os que ainda me fazem sentido? Quais os que já não me fazem sentido (e porquê)?
Para onde quero ir?
Quem quero ser?
Quais os valores que pretendo que guiem os próximos doze meses? Quais são os que já tenho/uso? Quais são os que tenho de restaurar e aprimorar?
O que ainda me suscita dúvidas? O que posso fazer com essas dúvidas?
E serão assim os meus próximos cinco dias: dias de introspecção, de questionamento, de perseverança, esperança, análise, reavaliação, renascimento e muita prática com o japa mala na mão.
Hare Krishna, Krishna, Krishna, Hare Hare
Hare Rama, Rama, Rama, Hare, Hare
Comentários
Enviar um comentário